Estando ou não a ponderar a contratualização ou revisão de um crédito habitação, com certeza viu-se confrontado, nos últimos meses, com dúvidas quanto ao que significam termos como o spread, a Euribor, a inflação, entre outros.

O “spread” diz respeito a uma taxa de juro aplicada nos contratos de crédito e que representa a margem de lucro da própria entidade bancária. Então mas se o “spread” existe para garantir que o banco tem lucro com o dinheiro que empresta aos seus clientes, o valor aplicado do “spread” é igual para todas as pessoas que contraem um crédito? Não!

Existem cinco fatores que influenciam a determinação da taxa a aplicar pela entidade bancária e que fazem com que o valor seja diferente para cada caso, são eles: a finalidade do crédito, as características particulares do cliente, as características da operação – nomeadamente as garantias que oferece, a capacidade negocial do cliente ou do intermediário financeiro e, por último, variáveis comerciais.

De banco para banco os valores do “spread” mudam e conforme a alteração da sua própria situação financeira ou relacional com a entidade bancária pode haver também mudanças significativas. Se considera que o seu spread está acima do valor praticado no momento, pode e deve negociar o valor a aplicar, junto do seu banco.

Uma das questões mais comuns no que ao spread diz respeito prende-se com a alteração da taxa por parte da entidade bancária. Se o deixa mais tranquilo, saiba que o seu banco não pode fazer alterações à taxa cobrada sem acordo consigo, salvo se entrar em incumprimentos das suas obrigações ou, então, deixar de subscrever pelo menos um dos produtos ou serviços previstos no contrato inicial.

Ainda restam dúvidas? Fale com a equipa do Simulador Financeiro e encontre as respostas que procura.

Obrigado pela sua confiança!

Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.

A poupança está prestes a começar!