Quando o tema é poupar dinheiro com o crédito habitação, são muitas as dúvidas e questões. Quais as opções? Qual o melhor caminho? Por onde começar? O apoio de uma equipa conhecedora e experiente, como a do Simulador Financeiro, pode ajudá-lo a encontrar as respostas que procura.

Nas últimas semanas têm sido muitas as mensagens que nos têm chegado, por parte dos nossos clientes, sobre duas possibilidades inerentes à transferência do seu crédito habitação. Afinal, o que compensa mais, reduzir a prestação mensal do seu crédito ou diminuir o prazo de pagamento do empréstimo?

Sei que não gosta desta resposta mas… Depende. Cada uma destas estratégias é válida e tem os seus benefícios, por isso tudo depende da sua situação financeira e dos seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

No artigo que partilhamos consigo, apresentamos-lhe as principais vantagens de cada uma destas estratégias.

Vantagens da redução da prestação

– Alívio financeiro imediato: a redução da sua prestação irá representar, no imediato, um alívio do seu orçamento mensal, permitindo-lhe uma maior folga financeira para outras despesas ou para poupança.
– Flexibilidade financeira: a redução da prestação dá-lhe uma maior flexibilidade financeira, permitindo-lhe enfrentar, com maior segurança, imprevistos ou despesas inesperadas.

Vantagens da redução do prazo de pagamento

– Poupança de juros a longo prazo: a principal vantagem de diminuir o prazo de pagamento do seu crédito será, decerto, a redução do valor que pagará relativo a juros. Apesar de ser algo que passa despercebido à maioria dos clientes, uma redução de poucos anos no prazo de empréstimos pode ser sinónimo de poupanças muito significativas.
– Poupança nos seguros: ao reduzirmos o prazo, iremos pagar menos mensalidades do seguro de vida e multiriscos. Como a redução do prazo implica que o financiamento termine mais cedo, vamos deixar de pagar o seguro de vida em idades mais avançadas (que é quando o seguro é mais caro). Também aqui temos poupanças significativas.
– Liberdade financeira antecipada: quanto mais cedo terminar de pagar o seu empréstimo, maior liberdade financeira terá a longo prazo, seja para investir em outras soluções financeiras ou poupança.

Assim, e analisando os benefícios de cada uma das soluções, aquela que será mais indicada para si dependerá diretamente do seu objetivo ao transferir o seu crédito.

Se, por um lado, o seu objetivo é aliviar no imediato o seu orçamento mensal e ganhar alguma flexibilidade financeira, a redução da prestação poderá ser a opção mais viável.

Se, por outro lado, a sua prioridade é economizar dinheiro a longo prazo, a diminuição do prazo de pagamento será a escolha mais indicada.

Na hora de equacionar as várias opções e decidir qual a solução mais indicada para a sua realidade, contar com a orientação de um intermediário de crédito qualificado faz toda a diferença e, neste campo, já sabe com quem contar. O Simulador Financeiro ajudá-lo-á a analisar a sua situação particular – sem qualquer custo para si, e a conduzir todo o processo de transferência.

Confira quanto pode poupar através do nosso simulador e fale connosco para dar início a uma nova etapa da sua vida financeira.

Nº de prestações que faltam para terminar o crédito habitação.
3.5
Diga-nos, por favor, qual o tipo de crédito de que dispõe
Prestação atual (no seu banco, após atualização da Euribor)
Poupança possível com o Simulador Financeiro €

    Fale com a nossa equipa e saiba como o ajudamos, sem qualquer encargo para si, a transferir o seu crédito e a começar a poupar.

    Obrigado pela sua confiança!

    Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.

    A poupança está prestes a começar!