Uma das questões mais comuns na hora de contrair um crédito habitação é relativamente ao prazo máximo de pagamento. Muito embora encontremos, numa simples pesquisa, muita informação sobre este tema, a verdade é que encontramos muita informação dispersa e, por vezes contraditória. Para dar resposta a todas as suas dúvidas, a nossa equipa compôs um artigo onde pode encontrar toda a informação que necessite.

Os prazos atualmente em vigor para o pagamento de empréstimos são determinados pelo próprio Banco de Portugal e estão em vigor desde abril de 2022, com o objetivo de evitar que os bancos assumam riscos excessivos.

Assim, e de acordo com as diretrizes do banco central português, mutuário com idade até 30 anos podem ter o prazo máximo de 40 anos para reembolsar este empréstimo.

No caso de mutuários com idade entre os 30 e os 35 anos de idade, o prazo máximo recomendado situa-se nos 37 anos.

Para os mutuários que tenham mais de 35 anos, por sua vez, o Banco de Portugal estabelece um prazo máximo de 35 anos.

Apesar de as condições de acesso ao crédito, prazo de pagamento incluído, variarem de instituição para instituição, há certos fatores que podemos e devemos ter em conta considerando o seu papel no processo de cálculo das condições do seu empréstimo. São elas:

  • Para contrair um crédito habitação tem de ter 18 ou mais anos;
  • Se existir mais do que um titular no contrato de crédito, a idade considerado para o cálculo do prazo máximo é a do titular mais velho;
  • O limite de idade considerado na maioria dos bancos portuguesas é 75 anos;
  • Para calcular o limite de idade para contratualização de um crédito, deve somar a idade do titular mais velho ao prazo máximo correspondente, sendo que a soma não pode ser superior a 75 anos.

Não obstante o que referimos até aqui, nada impede de contratar um crédito habitação numa idade mais avançada. Existem algumas estratégias que o podem ajudar a minimizar o risco e, assim, melhorar as condições a que tem acesso por parte da entidade bancária. Uma entrada inicial superior ao solicitado, um fiador mais jovem ou um segundo titular são algumas das opções mas a nossa equipa está disponível para analisar o seu caso concreto e, assim, identificar as melhores soluções para si.

Descubra o nosso simulador de novo crédito habitação e partilhe connosco os seus dados para um acompanhamento próximo e personalizado do seu caso, sem qualquer contrapartida para si.

Obrigado pela sua confiança!

Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.

A poupança está prestes a começar!