
O crédito habitação é, decerto, uma das maiorias obrigações financeiras da vida de qualquer família e, tendo em conta o seu impacto, é normal que surjam questões sobre os custos diretos e indiretos do mesmo. A equipa do Simulador Financeiro responde a todas as suas dúvidas!
Diretamente associada ao crédito habitação pode considerar, como já pode adivinhar, os custos com o empréstimo em si e as taxas de juro aplicáveis (variáveis ao longo do tempo e consoante a evolução do próprio mercado financeiro).
Muito embora possam variar de acordo com a instituição financeira e também o tipo de contrato em causa, além desses encargos diretos poderá considerar outros custos indiretos, que normalmente dizem respeito a:
- Seguro de vida: como já lhe explicámos anteriormente, perante um contrato de crédito habitação as entidades bancária exigem algumas garantias, entre elas o seguro de vida. Esta segurança entra em ação em caso de morte ou invalidez permanente do mutuário, garantindo que o saldo do empréstimo é liquidado – em parte ou no seu todo, conforme a situação em si. Apesar de ser um seguro obrigatório, não é obrigatório que o contratualize junto da entidade bancária onde está a contrair o seu crédito. A nossa equipa pode ajudá-lo a encontrar as condições mais favoráveis do mercado.
- Seguro multirriscos habitação: enquanto que o seguro de vida garante o pagamento do empréstimo caso algo aconteça ao mutuário do crédito, o seguro multirriscos tem como objetivo cobrir possíveis danos no imóvel, nomeadamente incêndios, inundações, entre outros. Esta garantia representa uma proteção do património, tanto para o banco como para o mutuário.
- Avaliação do imóvel: no processo de contratualização do crédito, há lugar a uma avaliação do imóvel, que procura determinar o seu valor. Este processo é levado a cabo por um avaliador externo e o custo associado ao mesmo é, na maioria das vezes, suportado pelo mutuário.
- Imposto de selo: este encargo é calculado sobre o crédito habitação, incidindo não só sobre o montante financiado mas também tendo em conta possíveis comissões ou encargos cobradas pelo banco. Através do nosso simulador de impostos pode saber, em poucos segundos, qual o valor que poderá representar este encargo.
- Registo/escritura: o crédito habitação envolve, por norma, a constituição de uma hipoteca sobre o imóvel cujo registo tem custos associados que, à partida, ficarão a seu cargo.
- Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas (IMT): por fim, mas não menos importante, considere também o imposto pago na aquisição de imóveis em Portugal, cujo valor depende do montante do empréstimo e do valor do imóvel. Através do nosso simulador de impostos pode saber, em poucos segundos, qual o valor que poderá representar este encargo.
Em suma, deve ter em conta que os possíveis custos associados a um contrato de crédito podem ser significativos e devem ser considerados ao fazer o cálculo do custo total do empréstimo.
Por estas e muitas outras razões, é sempre aconselhável procurar aconselhamento financeiro profissional para entender na sua totalidade todas as possíveis implicações financeiras do seu crédito habitação. A nossa equipa está pronta a ajudá-lo. Do que espera?
Explore o nosso simulador de impostos e fale connosco para usufruir do melhor acompanhamento sem qualquer custo para si.
Obrigado pela sua confiança!
Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.
A poupança está prestes a começar!
A poupança está prestes a começar!