
Na hora de comprar ou construir casa, a quantidade de informação disponível pode ser verdadeiramente avassaladora e confusa. Se é verdade que não há nada melhor do que ter um amigo experiente e conhecedor que o ajude a perceber todas as fases do processo e identificar qual o caminho mais vantajoso para o seu caso, também o é que já sabe onde esse amigo é… É o Simulador Financeiro!
A pensar em todos os que têm dificuldade em filtrar o excesso de informação sobre o tema “crédito habitação”, preparámos este pequeno guia com toda a informação sobre os vários tipos de crédito disponíveis no mercado.
- Crédito para aquisição de imóvel para habitação própria e permanente: este é, de longe, o mais comum dos financiamentos e destina-se, como o próprio nome indica, a financiar a compra de imóveis. Este tipo de financiamento prevê o empréstimo de 80% a 90% do valor da avaliação do imóvel (dependendo da entidade bancária) ou 90% do valor de investimento – menor dos dois, e varia conforme alguns fatores como o spread ou a EURIBOR – que pode assumir uma taxa fixa, mista ou variável.
- Crédito para construção de imóvel: seja pelos preços a praticar no mercado imobiliário seja por uma questão de construir algo totalmente ao seu gosto, o crédito para construção pode ser o crédito mais indicado para si se pretende, em vez de adquirir um imóvel, construir um. Em termos de taxas e percentagem de financiamento, este tipo de financiamento é semelhante ao crédito para aquisição. A principal diferença reside, no entanto, na forma como o dinheiro é disponibilizado já que, neste caso, o valor é libertado em tranches conforme a evolução da construção.
- Crédito para compra de imóveis ao banco: muito embora seja, em tudo, semelhante ao crédito para aquisição, este tipo de financiamento destaca-se por oferecer condições particularmente atrativas, como a possibilidade de financiamento a 100%.
- Crédito habitação para casas pré-fabricadas: este é um tipo de crédito relativamente novo mas que tem sido alvo de cada vez mais procura, à medida que esta solução também reúne cada vez mais adeptos. Como o próprio nome denuncia, esta solução de financiamento destina-se particularmente à aquisição ou construção de imóveis pré-fabricados.
- Crédito para compra de imóveis em planta: este tipo de financiamento é muitas vezes confundido com o crédito para construção, no entanto esta solução prevê características específicas. À semelhança do que acontece com o crédito para construção, o valor do financiamento é libertado em tranches e não constitui o valor total do investimento. De referir que não é um financiamento muito usual no mercado, sendo o principal motivo as dificuldades causadas pelas exigências das entidades bancárias.
- Crédito habitação para obras: esta é uma solução de crédito criada especificamente para quem procura financiamento para a realização de obras ou remodelações. O crédito para obras pode estar associado ao crédito para aquisição de imóvel (contratados em simultâneo) ou então contratado posteriormente como multifunções (quando o imóvel já é propriedade da pessoa que está a solicitar crédito para obras). Nesta última opção, caso o proprietário tenha ainda crédito habitação sobre o imóvel, poderá ser uma melhor solução efetuar transferência de crédito com reforço de capital para obras.
- Crédito para aquisição de imóvel para arrendamento ou segunda habitação: a solução mais indicado para quem pondera adquirir um imóvel para colocar no mercado de arrendamento ou uma casa de férias. Idêntico ao crédito habitação referido no ponto 1, a única diferença está na % de financiamento. Este prevê o empréstimo de 60% a 80% do valor da avaliação do imóvel (dependendo da entidade bancária) ou 80% do valor de investimento – menor dos dois.
- Crédito habitação bonificado: este tipo de financiamento é destinado a pessoas com deficiência igual ou superior a 60% e prevê a aquisição, construção ou remodelação de imóveis com condições de crédito mais vantajosas. Se tem interesse neste tema, espreite o artigo do nosso blog onde falamos exclusivamente desta solução de financiamento.
Cada um destes tipos de crédito, assim como outros disponíveis no mercado e nas diferentes instituições bancárias, estão sujeitos a taxas e condições específicas. Se tem dúvidas sobre qual a melhor solução para si ou onde estão as condições mais vantajosas, não espere mais e contacte a equipa do Simulador Financeiro.
Obrigado pela sua confiança!
Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.
A poupança está prestes a começar!
A poupança está prestes a começar!