Nos últimos meses, e com a escalada em flecha das taxas de juro e, consequentemente, das prestações dos créditos habitação, dispararam também os pedidos de negociação de créditos habitação intermediados pela equipa do Simulador Financeiro.

No decorrer destes processos de negociação, e apesar de se falar muito sobre a mudança de regime de taxas de juro como estratégia – de taxa variável para taxa mista ou fixa, existem outras estratégias que têm sido propostas pelas entidades bancárias para “melhorar” as condições dos créditos habitação e que precisam de ser analisadas com cuidado.

Apesar de, numa primeira análise, estas estratégias parecerem bastante atrativas, a verdade é que em alguns casos, e especialmente pensando no médio-longo prazo, podem não o ser tanto assim. A equipa do Simulador Financeiro ajuda-o a entender:

Aumento do prazo do empréstimo: aumentando o período de pagamento do crédito, estará a diluir o valor das prestações mas, também, a aumentar o número de meses nos quais estará a pagar juros. Apesar de haver uma redução imediata da prestação mensal, é necessário avaliar que o mais provável é, na globalidade do crédito, estar a perder dinheiro.

Conceção de períodos de carência de capital: os períodos de carência dizem respeito a um acordo, entre o mutuário e o banco credor, que determina que, naquele período de tempo, não haverá lugar ao pagamento de capital em dívida mas apenas de juros. Em termos práticos isto quer dizer que, durante os meses deste acordo, o valor da sua “prestação” será reduzida apenas para os valores dos juros. A poupança até pode parecer muito atrativa no curto prazo mas será assim tão vantajosa no médio-longo prazo? A verdade é que, após o período de carência, a sua prestação mensal não voltará ao “normal” mas será sim reforçada, já que o valor que deveria ter sido liquidado ao longo daqueles meses será agora distribuída pelo tempo remanescente de pagamento.

Sabemos como pode parecer confuso e preocupante mas temos boas notícias: a equipa do Simulador Financeiro está pronta para o esclarecer e guiar neste processo e sem qualquer custo para si.

Obtenha uma simulação de quanto pode poupar com a negociação ou transferência do seu crédito habitação, utilizando o nosso simulador, e deixe os seus dados para um acompanhamento direto e personalizado do seu caso.

 

Nº de prestações que faltam para terminar o crédito habitação.
3.5
Diga-nos, por favor, qual o tipo de crédito de que dispõe
Prestação atual (no seu banco, após atualização da Euribor)
Poupança possível com o Simulador Financeiro €

    Fale com a nossa equipa e saiba como o ajudamos, sem qualquer encargo para si, a transferir o seu crédito e a começar a poupar.

    Obrigado pela sua confiança!

    Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.

    A poupança está prestes a começar!