
A aquisição de um imóvel é, na maioria dos casos, sinónimo de contratação de um crédito habitação e, perante o desconhecido e a incerteza, é normal que em algum momento do processo fique com receio de ver o seu pedido recusado.
Com a equipa do Simulador Financeiro, e fruto da nossa experiência e conhecimento, encontrará a segurança que procura para conduzir este processo e encontrar as melhores soluções de crédito no mercado. Começamos por lhe dar algumas indicações sobre como pode evitar, à partida, uma possível recusa. Vamos conferir?
1. Taxa de esforço abaixo de 33%
De acordo com o banco de Portugal, a taxa de esforço para um qualquer empréstimo não deve ultrapassar os 33%. A taxa de esforço resulta da relação entre os seus rendimentos e as suas responsabilidades com financiamentos e, mantendo-se abaixo do limiar de 33%, não há razão pela qual o crédito possa ser recusado com base nesta variável que é, de resto, um dos principais indicadores a considerar na atribuição de crédito.
2. Situação profissional estável
Na hora de avaliar a sua estabilidade financeira, um dos primeiros aspetos a avaliar pelas entidades bancárias é o seu tipo de contrato de trabalho – a prazo ou sem termo, a duração do emprego atual e o tempo de experiência profissional. Uma situação profissional instável ou precária dificultará o processo de concessão de crédito.
3. Valor de entrada
Que o financiamento a 100% é uma realidade cada vez mais difícil de encontrar, isso já não deve ser novidade, mas já parou para pensar sobre a importância de ter uma boa quantia para a entrada do imóvel? Por norma, as entidades bancárias financiam entre 80% e 90% do valor do imóvel, o que implicará que tenha entre 20% e 10% de capitais próprios para investir à entrada. Apesar de este ser o mínimo necessário, o facto de conseguir entrar com uma percentagem superior pode ajudá-lo no processo, já que não só transmite outra segurança à entidade bancária, como diminui o valor do financiamento.
4. Garantias adicionais
Não deve ser novidade para si que, em muitos casos, as entidades bancárias solicitam garantias adicionais, como por exemplo um fiador ou uma hipoteca. A apresentação de garantias que diminuam o risco de incumprimento diminuem de forma significativa a possibilidade de um recusa.
Ainda tem dúvidas sobre a possibilidade de recusa de um crédito? Fale com a nossa equipa e encontre as respostas e segurança que procura.
Obrigado pela sua confiança!
Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.
A poupança está prestes a começar!
A poupança está prestes a começar!