Comprar uma casa que precisa de obras ou fazer obras no seu imóvel – de forma a aumentar a funcionalidade do mesmo ou ajustar alguns elementos a gosto, é uma solução comum. Seja qual for o motivo, muito provavelmente o financiamento desse projeto é algo que o preocupa e, se foi isso que o trouxe até aqui, temos boas notícias: existem soluções de crédito específicas para as suas necessidades e a nossa equipa está pronta para o ajudar a encontrá-las.

A questão é, na verdade, bem mais fácil de resolver do que aparenta e pode passar por uma de duas soluções: no caso de um imóvel que pretende adquirir agora, pode optar por um crédito habitação e obras; no caso de ser um imóvel do qual já é proprietário e no qual quer realizar uma melhoria, pode optar por um reforço de capital do seu crédito existente ou um crédito multifunções, caso não tenha qualquer crédito sobre o imóvel.

Em qualquer uma das soluções vai precisar de um caderno de encargos detalhado das obras a realizar, de um orçamento para a execução das mesmas e, caso as obras a realizar obriguem a licenciamento camarário, poderá também ser necessária a licença de construção.

É importante referir que, para solicitar este apoio junto da maioria dos bancos, ser-lhe-á exigido que o imóvel cumpra um requisito básico e imprescindível – condições de habitabilidade. E não, não é o fim da linha caso pondere comprar um imóvel sem condições de habitabilidade: existem entidades bancárias que financiam a aquisição deste tipos de imóveis, desde que tenha associado ao financiamento de aquisição um financiamento para as obras.

Em termos processuais, este procedimento é bastante semelhante ao processo de contratualização de um crédito à habitação e crédito para construção. No caso da aquisição de imóvel e obras, a percentagem máxima de financiamento é de 90% da totalidade do investimento ou 85% da avaliação (o menor dos dois) – no caso de habitação própria permanente, e de 80% para habitação secundária, nas mesmas condições. Por outro lado, no caso de ser um imóvel do qual já é proprietário e quer realizar uma melhoria, optando pelo reforço de capital do seu crédito existente ou um crédito multifunções caso não tenha qualquer crédito sobre o imóvel, a percentagem máxima de financiamento é de 85% da avaliação.

À semelhança do crédito habitação para construção, o valor a financiar para as obras é libertado em tranches, conforme a evolução da obra, e o acompanhamento é feito através de visitas periódicas, sendo que este processo varia de banco para banco e o modo de funcionamento é definido internamente. Uma vez que as tranches são apenas libertadas de acordo com essas vistorias, pode ser importante ter algum fundo de maneio que lhe permita avançar com as obras.

Ficaram questões por responder? Conte com a ajuda da nossa equipa. Fale connosco e esclareça todas as suas dúvidas.

Obrigado pela sua confiança!

Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.

A poupança está prestes a começar!