Se pretende contratualizar um crédito habitação, com certeza já algum amigo e/ou familiar o alertou para a quantidade de documentação que necessitará de apresentar e toda a burocracia que precisará de ultrapassar. Acertámos? Não se assuste porque, com a ajuda certa, este pode ser um processo bem mais simples do que aquilo que imagina.

A equipa do Simulador Financeiro dispõe de uma vasta experiência na intermediação de crédito que, com certeza, será muito útil ao longo desta jornada e que lhe permitirá poupar muito tempo e, acima de tudo, dores de cabeça.

Para podermos colocar as mãos na massa existe um conjunto de documentos aos quais precisamos de ter acesso para solicitar, junto das várias instituições bancárias representadas no mercado, as melhores propostas de crédito habitação.

A lista de documentos essenciais inclui, além do seu documento de identificação legível e atualizado:

  • Comprovativo de morada;
  • Última declaração de IRS e a respetiva nota de liquidação;
  • Declaração de vínculo contratual ou contrato de trabalho ou declaração de início de atividade (no caso de ser trabalhador independente);
  • Recibos de vencimento (pelo menos os últimos 3 meses) ou Recibos Verdes dos últimos 6 meses (se aplicável ao seu caso);
  • Extratos bancários (últimos 3 meses);
  • Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal;
  • Irão também solicitar-lhe a assinatura do documento RGPD (regulamento geral sobre a proteção de dados), que permite à entidade bancária analisar a sua documentação.

Posteriormente, e na fase de avaliação do imóvel, irá precisar de apresentar a caderneta predial do imóvel (finanças), juntamente com a certidão predial (conservatória) e as plantas do imóvel (principalmente se for moradia). Na fase de adjudicação do crédito e escritura, será solicitada ainda a licença de utilização, o certificado de eficiência energética e a ficha técnica da habitação (se aplicável).

No caso do crédito habitação para construção de imóvel, nesta última fase irá precisar de apresentar, em alternativa, a licença de construção, o projeto de construção aprovado e o orçamento das obras com descrição dos trabalhos a realizar.

Duas dicas que podemos dar-lhe desde já é que a maioria dos documentos podem ser facilmente acedidos online e de forma gratuita – através do Portal da Autoridade Tributária, e que contar com o apoio de uma equipa profissional, experiente e totalmente comprometida com o seu caso é meio caminho andando para o sucesso desta etapa.

Mais tranquilo para avançar? Faça já uma simulação do seu crédito habitação e conte connosco para encontrar as melhores condições de financiamento.

Obrigado pela sua confiança!

Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.

A poupança está prestes a começar!