
Se possui ou pondera contrair um crédito habitação, provavelmente já ouviu falar na necessidade de apresentar um fiador. Um fiador ou fiadores, são pessoas que assumem, perante a entidade bancária, a responsabilidade de cumprir o seu crédito habitação caso você – enquanto titular, entre em incumprimento.
De forma simples, e pensando em termos práticos, o fiador será a pessoa responsável por pagar as prestações mensais do seu crédito, caso não o faça.
Funcionando como uma garantia para o banco, o fiador não é, ainda assim, exigido em todas as contratualizações de crédito. A necessidade de apresentar um fiador varia diretamente com a segurança que o titular do crédito representa para a instituição bancária.
De forma geral, existem três situações nas quais é necessária a apresentação de um fiador, são eles um histórico financeiro irregular, uma situação financeira instável ou uma taxa de esforço muito elevada.
Histórico financeiro irregular: quando o titular do crédito apresenta um historial de dívidas com outros créditos ou quando a liquidação dos mesmos foi feita de forma irregular;
Situação financeira instável: quando o candidato ao crédito apresenta uma situação profissional precária, um baixo salário, etc.
Taxa de esforço muito elevada: quando, na relação entre os rendimentos mensais líquidos de um agregado familiar e as suas despesas, as segundas representam uma elevada fatia. Para a maioria dos bancos, o limite máximo aceitável para a taxa de esforço é de 33%, ou seja, os encargos mensais do agregado não devem representar mais do que um terço dos rendimentos.
Tem dúvidas sobre como se processam as garantias na contratualização de um crédito habitação? O Simulador Financeiro responde a todas as suas dúvidas e ajuda-o com todo o processo, sem qualquer custo para si.
Fale com a nossa equipa e esclareça todas as suas dúvidas.
Obrigado pela sua confiança!
Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.
A poupança está prestes a começar!
A poupança está prestes a começar!