
A moratória do governo promete trazer algum alívio financeiro para muitos portugueses, permitindo que fixassem e reduzissem a prestação mensal do seu empréstimo, adiando o pagamento de parte do seu crédito. No entanto, e como já lhe explicámos anteriormente, esta solução não será a mais vantajosa para a maioria dos casos já que implica o pagamento, no futuro, do diferencial das prestações e da capitalização de juros. Apesar de conseguir maior liquidez financeira no imediato, na globalidade do empréstimo pagará mais e este valor atinge facilmente as várias dezenas de milhares de euros.
Perante a dificuldade de pagamento por parte de muitas famílias, a solução mais vantajosa para o seu caso poderá passar pela renegociação ou transferência do seu crédito para um produto de taxa mista, disponível em qualquer entidade bancária.
O que são as soluções de taxa mista?
Como o próprio nome indica, os crédito indexados à taxa mista traduzem uma taxa fixa nos primeiros anos do contrato e uma taxa variável num segundo momento.
Quais as principais vantagens das soluções de taxa mista?
- Estabilidade: uma vez que os primeiros anos de pagamento estão indexados a uma taxa fixa, não sofrerá com possíveis oscilações das taxas de juro. Com uma taxa fixa, a sua prestação será também fixa;
- Liquidez no imediato: existem várias soluções no mercado com taxas fixas bastante atrativas, o que em grande parte dos processos de transferência traduz uma redução da prestação mensal no imediato e confere, assim, algum alívio às contas familiares;
- Sem diferenciais futuros: como já alertámos também por diversas vezes, a moratória do governo não perdoa ou elimina nenhuma parte da sua dívida, pelo contrário. No final do período de fixação e carência, terá de pagar a diferença entre aquilo que deveria ter sido, durante esse tempo, a sua prestação “normal” e a prestação que efetivamente pagou. A este diferencial deverá somar a capitalização de juros. No caso de renegociar ou transferir o seu crédito, esta premissa não se aplica porque há uma revisão geral das condições do crédito e uma redução efetiva do valor global a pagar.
As soluções de taxa mista têm sido as mais procurada pelos portugueses, precisamente pelas vantagens referidas. De acordo com dados do Banco de Portugal, no mês de setembro 55% das novas operações de crédito para habitação própria permanente foram com taxa mista.
Não obstante as referências que fizemos, podem existir outras soluções mais vantajosas para o seu caso particular e o melhor é mesmo consultar um especialista que o consiga ajudar a encontrar qual a melhor solução para si. A nossa equipa está pronta a por as mãos na massa. Conversamos?
Obrigado pela sua confiança!
Em breve, entraremos em contacto para lhe apresentar a proposta mais vantajosa para o seu caso particular e orientá-lo durante todo o processo de transferência de crédito, sem qualquer encargo.
A poupança está prestes a começar!
A poupança está prestes a começar!